sábado, 27 de abril de 2013

Defeito canalha - Mangueira sensor map Uno IE entupida

fiat uno
Esta dica serve para quem tem uno e outros carros também com injeção eletrônica.
Com a magueira do sensor map entupida o sensor faz uma leitura incorreta como se estivesse sempre com a borboleta aberta (pisando no acelerador).




Sintomas que ocorrem em situações diferentes:

-Aumento repentino do consumo de combustível (neste caso aumento é quase o dobro de consumo)
-motor afoga e morre em marcha lenta ao parar ( aleatório )
- Engasga nas acelerações, redução do torque
- Luz da injeção acende (as vezes )
- Inconsistência no funcionamento do motor em geral.

Diagnóstico e Solução
Retire a mangueira do TBI  e do sensor e assopre em uma das extremidades para verificar se não há entupimento -  Se estiver entupida troque a mangueira.
Pronto ! você acaba de economizar R$ 300 reais em conserto do sistema de injeção do seu carro.

 No uno é muito fácil desta mangueira entupir por ela faz uma curva bem próximo ao motor onde é bem quente, residuos de gasolina acumulam internamente na mangueira e carbonizam devido ao calor, com o tempo esta mangueira fatalmente entope. Além disso a entrada da mangueira do respiro do carter fica bem ao lado desta mangueira ( na minha opnião isto é um erro de projeto).

Nesta mangueira não há passagem de corrente de ar , sua função é informar ao sensor a pressão do coletor, qualquer resíduo de combustível ou óleo que cair dentro dela irá se acumular e carbonizar devido a proximidade com o calor do motor.

A pressão do coletor é um dado importante para a central de injeção eletrônica, ja que a central utiliza esta informação juntamente com informações de outros sensores para regular a dosagem de combustível que é liberada pelo bico injetor em determinada situação. Basicamente pressão alta no sensor  indica marcha lenta e  queda de pressão indica pedal do acelerador sendo pisado .

fiat uno
















Proximidade com o calor do motor - carbonização e entupimento


fiat uno
















conexão da mangueira no sensor map


Existem outros defeitos também, a mangueira pode ressecar , rachar e ter vazamento ou entupimento parcial causando leitura incorreta da pressão do coletor causando baixo rendimento do motor.

Para entender mais sobre este problema veja a página  Entendendo o Sensor MAP

6 comentários:

  1. se isolar o sensor map o carro vai gastar mais?

    ResponderExcluir
  2. Caso a mangueira não esteja entupida, porém o sintoma é o mesmo citado acima, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos tenho um uno 2001 o mesmo tem este sensor map .problemas um atrás do outro carro morre do nada acelera sozinho e tal .troquei a peça dois dias depois voltou o mesmo problema u que fiz como não ando muito com o carro retirei a mangueira do sensor e coloco quando vou sair .Bom amigos até então acabou o defeito quando chego em casa retiro a mangueira quando vou sair coloco e assim vou vivendo com este tal de sensor map .agora me responde este modo pode causa algum dano sim ou não?

    ResponderExcluir
  4. Aonde fica engatada a mangueira do sensor map do uno 93

    ResponderExcluir
  5. Onde fica estalado o sensor map do fiat tipo 1.6 ie 94 obrigado

    ResponderExcluir