Entendendo o Sensor MAP




O Sensor MAP informa ao módulo de injeção ( ECM), a que pressão o ar está entrando nos cilindros, ou a pressão que os cilindros estão aplicando no ar e finalmente a que carga o motor está sendo submetido.




Assim que a ignição é ligada, o sensor MAP informa a ECM o valor da pressão atmosférica, com esse valor a ECM calcula precisamente a densidade do ar. Como sabemos a pressão atmosférica e diferente para cada altitude (quanto mais alto, menor será a pressão atmosférica).
Quando o motor está em marcha lenta, sem aceleração, a pressão dentro do coletor de admissão é baixa (vácuo alto). Quando pisamos fundo no acelerador, os cilindros sugam mais ar e a pressão dentro do coletor de admissão sobe (vácuo baixo).

As informações do MAP são lidas pela ECM para realizar cálculos da quantidade de gasolina a enviar e do avanço da ignição para a carga que o motor está submetido.
No caso de falha do sensor MAP, a unidade de comando controlará a quantidade de combustível e o ponto de centelhamento, baseado num valor padrão. Este valor padrão se associará aos sinais do sensor de posição da borboleta (TPS).
sensor map

A ECM calcula a quantidade de ar (massa) admitida pelo motor com ajuda do MAP, por um método chamado de celocidade/densidade. Para isso o MAP tem associação com as leituras do sensor de temperatura do ar ou "IAT" e o sensor de temperatura da água ou "ECT" ( assim sabe a densidade do ar). 

Além de IAT e ECT, os Zukis tem ainda a Válvula IAC ou Intake air teperature control valve. A IAC é um atuador controlado pela ECM, possui internamente um pistão, cujo movimento aumenta ou diminui a quantidade de ar admitido pela TBI através de uma derivação vinda do filtro de ar (Samurai) Duto do ar de alumínio (Vitara). A IAC fica na derivação, entre o filtro de ar e a TBI. Esse atuador é o responsável pelo controle da marcha lenta.



A rotação da marcha-lenta do motor é controlada pela ECM comandando a válvula IAC. O controle é feito através de um pistão interno que é retraído (para aumentar o fluxo de ar) ou o estendido (para reduzir o fluxo de ar), aumentando e reduzindo desta forma a rotação da marcha-lenta do motor. Compensa as variações de carga do motor.
Durante a marcha-lenta, a posição do pistão é calculada baseada nos sinais de voltagem da bateria, temperatura do líquido de arrefecimento (ECT) e carga do motor (MAP).
Problemas de marcha lenta inconstante podem estar associados tanto a MAP como a IAC.
Podem ter causa elétrica por falha de alimentação, descontinuidade na fiação ou socket com mal contato. Podem ter causa mecânicas tipo mangueira furada (entrada de ar falso) ou obstruída. Também podemos ter cânister entupido, tomadas do coletor obstruídas, mangueira do MAP acoplada no local errado na TBI e travamento do pistão da IAC por entrada de poeira ou fibras do filtro.

Um comentário:

  1. O map com defeito pode fazer com que o carro ao mudar de marcha altere a aceleração?

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